Como cada solução jurídica da POL pode ajudar na produtividade do seu escritório?

Verificação rápida

Automatizar tarefas jurídicas não é mais um luxo ou um detalhe que pode aguardar, na verdade, é um dever estratégico para acompanhar as novidades do judiciário. Departamentos e escritórios que adotam robôs, automações e data analytics ganham velocidade, confiança e economia de tempo e energia em atividades manuais, como é o caso da multinacional de aço ArcelorMittal, por exemplo, que reduziu de oito horas semanais para vinte minutos diários o esforço destinado a citações e intimações ao integrar ferramentas de automação jurídica. Esse salto de eficiência está ao alcance de qualquer operação que conte com uma legaltech segura capaz de monitorar distribuições processuais, intimações e movimentações, com total assertividade. 

O cenário não se limita a conformidade com prazos processuais: relatórios automatizados alimentam planejamentos estratégicos, reduzem provisões exageradas e geram inteligência para negociação de acordos. Em outras palavras, a automação jurídica cobre da micro-tarefa ao grande indicador. 

Nos tópicos a seguir você verá, solução por solução, como os serviços da POL entregam esse resultado, sempre ilustrado por cases que revelam impacto tangível em grandes empresas que confiam em nossas automações e como monitorar processos de forma eficiente. 

  1. Distribuição Processual: prevenir é mais rentável que remediar

A primeira batalha de qualquer ação se inicia no ato da distribuição do processo: se a ré tomar ciência apenas quando o cartório expede a intimação, o relógio já corre contra ela e essa realidade não acontece somente com escritórios de pequeno e médio porte, como também grandes empresas, como é o caso do case de sucesso a seguir. 

Uma das maiores empresas de varejo multicanal do Brasil, convivia com centenas de novas ações por semana e sem a visibilidade inicial, o jurídico entrava em campo atrasado e acumulava revelias onerosas. 

Ao contratar a Distribuição Processual da POL, a companhia passou a receber as novas ações semanalmente, proporcionando acesso antecipado aos dados de capa do processo e as primeiras peças anexadas pelo autor, com assertividade inigualável. O efeito foi imediato e houve uma queda de 80% nas revelias nos três primeiros meses e gastos excessivos foram preservados. Graças ao cadastro de inúmeras variáveis de razão social e nomes fantasia, as tentativas de mascarar a parte para evitar que fossem detectadas não aconteceram. 

Com esse serviço, a varejista teve quatro grandes conquistas expressivas em seu negócio:

  1. Visualização antecipada da capa do processo e das primeiras peças protocoladas pelo autor.
  2. Mais tempo para a equipe formular estratégias defensivas antes mesmo da primeira citação. 
  3. Possibilidade de reverter decisões desfavoráveis causadas pela ausência de defesa técnica.
  4. Queda drástica nas revelias de ações trabalhistas, afetando diretamente o setor financeiro. 

 

  1. Intimações: cada prazo sob total controle do escritório

Depois da distribuição da ação vem a avalanche de intimações, despachos e publicações – e perder um único dia do prazo pode custar toda a tese defensiva. Outra grande empresa de varejo vivia essa dor constantemente: as intimações chegavam em e-mails diferentes – isso quando algumas delas não ficaram para trás nos sistemas dos tribunais brasileiros – prazos expiravam com frequência e o contencioso é que pagava a conta. 

No momento em que a empresa começou a monitorar suas intimações com a Publicações Online, todas as publicações passaram a fluir para um pipeline único, organizadas no formato ideal para o fluxo de trabalho do escritório através de regras especificadas pela própria empresa.

O benefício da automação jurídica para empresas está na assertividade de captura, que monitora automaticamente intimações de Diários Oficiais Judiciais e Administrativos e Painéis Eletrônicos como EPROC, PROJUDI, PJe e Domicílio Judicial Eletrônico

Em poucos meses, o índice de perda de prazo despencou, refletindo diretamente na linha de resultado. Essa vitória se deu graças a centralização dessas informações em um único sistema, a separação por área, advogado ou outro indicador desejado, concretizando a prova de ciência digital que protege o escritório de advocacia de alegações de negligência. 

 

  1. Movimentação processual: visão 360º dos processos judiciais

Nem todo ato relevante gera intimações judiciais e processos podem ficar por meses parados ou avançar discretamente com juntada de provas, vista do MP ou mudança de juiz – porém, ignorar essas sinalizações é desperdiçar oportunidade de agir. A Movimentação Processual da POL preenche essa lacuna com robôs treinados que capturam qualquer novo andamento público, acrescenta ao histórico do processo e envia apenas as alterações recentes. 

Um conglomerado nacional com 10.000 processos ativos precisava identificar quais ações estavam efetivamente encerradas para deixar de remunerar escritórios terceirizados sem motivo. A POL trabalhou toda a base, e em sete dias, entregou uma planilha com o histórico completo de cada número do CNJ. Ao cruzar o relatório com controles internos, o cliente encerrou contratos desnecessários, reforçou a governança jurídica e garantiu lucros que antes eram desconhecidos. 

Implementando apenas o serviço de Movimentação Processual, o cliente pode ter acesso a um histórico integral na primeira coleta, o que favoreceu seu saneamento de base, também passou a receber apenas informações relevantes poupando sua leitura e ainda garantiu autonomia total para adicionar e remover CNJs quando quiser, sem fila de suporte. 

 

  1. Monitoramento processual total: o poder do trio combinado 

Isoladamente, cada serviço já eleva o nível da sua gestão jurídica, mas juntos, formam um radar nacional contra surpresas, mantendo o escritório de advocacia em conformidade com os prazos e atividades necessárias. A Distribuição oferece o conhecimento sobre o caso, as Intimações mantém o comprometimento com o prazo e a Movimentação Processual revela o pulso constante – inclusive a ausência de acontecimentos, sinal importante  para entender o andamento do processo. 

Com o trio ativo com os dados devidamente cadastrados, o advogado substitui tarefas manuais por análise de mérito, compreende seu escritório com dados preciosos e cria espaço para prospectar clientes. O time financeiro, por sua vez, antecipa provisões jurídicas com base em informação confiável. 

Advogar com tranquilidade significa dominar a informação, não persegui-la – e a união dessas três soluções entrega produtividade jurídica, organização, segurança e assertividade superiores a 95%, mesmo quando o autor distorce o nome da parte. 

A POL é pioneira em dados jurídicos no Brasil, com cobertura que vai do Juizado Especial ao Tribunal Superior, por isso, ao adotar o monitoramento processual dessas três frentes, seu escritório de advocacia fica protegido contra multas processuais, mais eficiente no uso de recursos e livre para inovar. 

Quando processos são monitorados de ponta a ponta, o escritório passa pela transformação de “apagar incêndios” para ser o negócio jurídico estratégico que antecipa riscos, oferece respostas rápidas aos clientes e garante uma melhor defesa jurídica, agindo como protagonista na ação, não apenas um solucionador de crises.