Foi processado? Descubra o que fazer ao receber uma nova ação contra a sua empresa

Verificação rápida

Imagine o seguinte contexto: são 10h da manhã e você está no meio de uma reunião importante quando um e-mail do tribunal chega com uma intimação que aponta um prazo apertado para apresentar defesa, mas você sequer sabia da existência daquele processo. A pauta da reunião se perde do foco e a única pergunta que ecoa na sua cabeça é: como e por que só estou sabendo disso agora? 

Se você já viveu algo parecido, saiba que essa situação dentro dos escritórios de advocacia, infelizmente, é mais comum que se imagina, pois no modelo tradicional, muitos departamentos jurídicos só tomam conhecimento de uma nova ação quando a citação formal é realizada, reduzindo drasticamente o tempo de resposta e aumentando o risco de revelias, decisões desfavoráveis – e não estratégicas – e impactando negativamente o setor financeiro do escritório. 

Mas, existe um caminho mais perspicaz e inteligente para lidar com o surgimento de novas ações, que ainda poucas pessoas conhecem: antecipar-se ao problema antes mesmo de ser formalmente intimado – isso significa identificar processos antes da citação. Foi com esse propósito que nasceu o serviço de Distribuição Processual da POL. 

Trata-se de um acompanhamento processual, um monitoramento avançado que acompanha, em tempo real, o nascimento de novos processos em tribunais de todo o país e ao identificar automaticamente a distribuição de uma ação em nome de sua empresa – seja ela registrada sob razão social, nome fantasia ou outra variante – você recebe uma notificação com todos os dados de capa, partes envolvidas e até as primeiras peças juntadas pelo autor. 

Na prática, é como se você tivesse um radar jurídico permanentemente ligado, capaz de revelar processos ocultos antes que eles se tornem urgência e não se trata de uma promessa abstrata. Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que implementaram esse serviço registraram redução de revelias em até 80%, além de ganhos significativos em planejamento de defesa e previsibilidade jurídica. 

Em um dos casos mais emblemáticos, uma grande empresa do varejo nacional enfrentava desafios com o volume de ações trabalhistas e muitas vezes, os nomes utilizados na petição inicial vinham abreviados ou com erros propositais, dificultando o rastreio convencional. Com a POL, foram cadastradas dezenas de variações de nome, ampliando a cobertura do monitoramento processual e garantindo mais controle, nenhuma surpresa e um novo padrão de excelência na gestão jurídica da varejista

O serviço que é altamente flexível e adaptável, atendendo tanto grandes corporações quanto escritórios de advocacia que desejam atuar com mais inteligência, segurança e agilidade, permite:

1) o contexto total da ação, garantindo o recebimento dos dados da capa do processo, partes envolvidas e documentos iniciais;

2) mais tempo para elaborar estratégias coerentes para a defesa e construir uma relação ainda mais confiável com os clientes;

3) mapeamento de demandas logo no surgimento do processo, auxiliando no acompanhamento de tendências jurídicas, riscos e novas frentes de atuação. 

Se você atua com compliance, pré-contencioso ou busca uma forma preventiva de cuidar dos seus processos, a Distribuição Processual é uma necessidade – principalmente por garantir cobertura nacional monitorando todas as esferas do Judiciário (Estadual, Federal e Trabalhista) com flexibilidade no cadastro de variantes. 

Porque, no fim das contas, o processo pode até chegar, mas com uma legaltech confiável e assertiva, ele nunca vai te surpreender de forma negativa. Conheça o #PadrãoPOL e leve essa vantagem competitiva para a sua prática.